sábado, 22 de fevereiro de 2014

Milfolhas

Olá,

Esta semana foi a correr, com o inicio de um novo curso, com o marido doente (sabem como eles são pior que os miúdos) e claro um grande cansaço que não tinha qualquer vontade de publicar e claro fazer aquelas preparações, antes e depois de publicar.

Está a moda dos Milfolhas, o meu não foge a regra, simples de fazer e delicioso de se comer.

Ingredientes:
2 bases de massa folhada rectangulares (pode encontrar no Lidl e no Continente)
400 gr. leite meio gordo
160 gr. açúcar
3 ovos + 1 gema (guarde a clara)
50 gr. farinha maisena
2 c. de chá de aroma de baunilha
20 gr. manteiga 
1 clara (a que foi já reservada
200 gr. açúcar em pó
2 c. chá de chocolate em pó 
2 c. chá de água

Pré-aquecer o forno a 180° C.
Corte ao meio, no sentido do maior comprimento das massas folhadas e coloque em cima do papel vegetal que vem já com a massa. De seguida, ponha em cima do tabuleiro do forno (garanta que a massa fica direita). Proceda na mesma forma para a outra massa folhada. Pode por as duas massas no forno separadas por dois tabuleiros. Leve ao forno durante 12 a 15 minutos, até ficarem douradas. Reserve.
Coloque no copo da Bimby, o leite, o açúcar, os ovos e a gema, a maisena, a baunilha e a manteiga e programe 6 min. / Vel. 4 / Temp. 100º C. Retire para um recipiente e deixar arrefecer alguns minutos.
Para o glacê: coloque a clara num recipiente, e bata com ajuda de um garfo. Quando começar a ficar esbranquiçada, vá adicionando o açúcar em pó progressivamente, sem parar de mexer com o garfo e até obter a consistência desejada. Reserve.
Retire para um recipiente pequeno, uma colher de sopa desse creme branco e junte o chocolate em pó e um pouco de água, misture bem. Coloque num saco pasteleiro com bico simples. Reserve.
Para a montagem: coloque uma camada da massa folhada (a parte de baixo, voltada para cima, para que fique a parte mais lisa), barre de seguida com o creme pasteleiro. Repita o processo. 
Na ultima camada de massa folhada cobra as laterais com o restante creme pasteleiro.
Coloque por cima o glacê, cuidadosamente o creme branco e cobra toda a superfície, com a ajuda de uma espátula.
Com o creme de chocolate, faça riscas no sentido do comprimento. E, com ajuda de um palito, arraste-o levemente por cima da massa, no sentido contrário às riscas, uma vez para um lado. Coloque no frigorífico até servir.