quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

E, Bajas de Goji???

O que são Gojis?
Fonte: Foto retirada da net.

As bagas gojis (lycium barbarum) são umas bagas vermelhas e doces, que lembram uma combinação entre passas de uva e cerejas.
Provenientes do Noroeste da China e do Tibete, o seu habitat natural estende-se das montanhas dos Himalaias e margens férteis do rio Amarelo, até à Mongólia.

Conhecidas na China há muitos séculos, as bagas foram descobertas recentemente pelo Ocidente, sobretudo depois que Oprah Winfrey e Madonna divulgaram que as gojis faziam parte da sua ementa diária.
Mas a sua verdadeira popularidade deve-se ao facto de ser uma das frutas mais ricas em nutrientes, e por isso consideradas um superalimento.

As bagas gojis são uma das frutas mais ricas em nutrientes, e por isso consideradas um superalimento.

São uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais.
Contêm até 21 minerais, entre os quais zinco, ferro (mais do que a carne vermelha), cobre, cálcio, selénio e fósforo.
Fornecem também vitaminas B1, B2, B6, E e uma grande concentração de vitamina C e betacaroteno (mais do que as cenouras).

Análise nutricional (por 100g):
Calorias: 1487 KJ / 360 kcal
Proteínas: 12.20 g
Hidratos de carbono: 57.82 g
Lípidos: 7.14 g
Fibras: 7.79 g
Cálcio : 112 mg (14% da DDR)    
Ferro: 9 mg  (64.3% da DDR)       
Fósforo: 203 mg  (29% da DDR)  

Zinco: 2 mg
Selénio: 50 mcg
Potássio: 1.132 mg
Vitamina B2: 1,3 mg

Como consumir gojis

As bagas são vendidas secas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a iogurtes, cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas ou de vegetais, batidos, massa de pão ou bolos, ou outro alimento, como qualquer outra fruta seca.

Também podem ser demolhadas e rehidratadas, para obter uma consistência próxima da original. Outra sugestão é uma infusão de bagas goji como calmante.
As gojis podem ser consumidas por pessoas de todas as idades e condições físicas, incluindo grávidas. Como são muito saborosas, são facilmente apreciadas. Apesar de se poder consumir à vontade, a dose ideal é de cerca de uma mão cheia (20g-40g) por dia.
As bagas são um alimento prático para levar para o lanche no emprego ou na escola, e uma excelente forma de ingerir mais fruta.
Para melhor conservar as suas propriedades deve guardá-las em local fresco e seco, em pacote ou frasco bem fechado.

Semear

A planta adapta-se a climas europeus e só não gosta de muita chuva. É um pequeno arbusto, que pode crescer em quintais ou mesmo em vasos.
Comece por demolhar algumas bagas goji cerca de 8 horas para facilitar o processo de germinação.
Abra as bagas demolhadas e verá dentro as minúsculas sementes que pode semear. Nem todas as sementes germinam facilmente, portanto será melhor colocar uma boa quantidade na terra.
Se as sementes germinarem e a planta crescer bem, irá dar frutos no segundo ano.


Nota: As bagas custam, também, cerca de 4 euros. E podem comprar no Celeiro, por exemplo.